Skinhead Trojan

Skinhead trojan é um indivíduo que se identifica com a subcultura skinhead original britânica do final dos anos 60, quando o ska, o reggae e o soul eram populares e havia uma forte influência no estilo de vestuário mod. Os skinheads identificavam-se com a subcultura rude boy jamaicana e com a classe trabalhadora britânica dos mod roots e rude boys em Londres.

“The Spirit of '69” é a frase usada pelos skinheads tradicionais, para comemorar o que eles identificam como o auge da cultura skinhead.

Durante a primeira metade dos anos 70, o movimento skinhead estava em declínio. E é com o nascimento do punk 77 e o declínio da música jamaicana que o skinhead renasce, trazendo um culto diferente do original, agora com a nova música classificada como Oi! uma espécie de punk rock arruaceiro.

Na década 80, alguns skinheads tentaram retornar às antigas raízes do movimento, influênciados pela cultura mod e pelos rude boys jamaicanos,a grande maioria nao se interessava por política , em oposição à nova geração de skinheads que tinham abandonado as raízes e apoiado a música punk que ia surgindo, muitas vezes proclamando activistas políticos. Daí o termo skinhead trojan ser atribuído áqueles que preservam a cultura original dos anos 60.

Foi precisamente por causa desta nova geração de skinheads, que nasceu em Nova York, em torno de meados dos anos oitenta, a SHARP (Skinheads Against Racial Prejudice), com a intenção de restaurar as antigas raízes, identificando-se como apolíticos e reagrupamento skinheads com diferentes pontos de vista políticos, mas só anti-racistas, em oposição ao racismo e aos skins neo-nazistas.

Esta organização optou por se identificar com o logotipo de capacete troiano, que pertencia à mesma gravadora Trojan Records (selo inglês de música negra que se caracterizou no primeiro movimento skinhead politizado. Por esta razão, eles decidiram mudar o nome "skinhead tradicional" para "skinhead trojan".

Sem comentários:

Enviar um comentário